domingo, 10 de janeiro de 2016

, , , , ,

Entrevista com Murillo Magalhães

  


Descobertas Literárias



Olá pessoal!
Como vocês já sabem, o Ponto&Vírgula, em parceria com o blog Carpe Noctem, da querida Dev Rochester, lançou o projeto “Descobertas Literárias”, com o intuito de apresentar o trabalho realizado por: escritores/as, design/capistas, resenhistas e revisores/as, desconhecidos da maioria do público, mas que disponibilizam suas artes em plataformas públicas de forma gratuita.
Pois bem, como primeiro entrevistado deste projeto, temos o prazer de apresentar-lhes o trabalho de Murillo Magalhães!
O Murilo, é um jovem paulistano de 30 anos, criado em Santo André (no ABC Paulista), mas que no momento vive, junto com sua esposa e filhos, em Franco da Rocha, onde até pouco tempo trabalhava como Analista de Suporte Técnico para uma empresa privada.
Há poucos dias, em um grupo do facebook, dedicado à pessoas que publicam suas obras na plataforma Wattpad, vi algumas postagens de um rapaz, que apresentava os trabalhos que realiza como designer de capas de livros para escritores/as que publicam suas obras nesta plataforma e fiquei logo encantada, por que, devo admitir, sou péssima com isso de arte e design, mas isto não quer dizer que não reconheça um bom trabalho quando o tenho diante dos olhos!
Tomei coragem e mandei uma MP para ele, convidando-o à participar do projeto, ao que ele, imediatamente, respondeu que "Sim, teria muito gosto em participar”, e foi assim que conheci o Murillo, um cara falante e simpático, que adora filmes infantis, escrever e fazer capas para livros, e que, muito gentilmente, cedeu-nos a entrevista que vocês irão ler agora.

 D.L
Primeiramente, queremos agradecer por teres sido gentil em aceitar participar do nosso projeto, "Descobertas Literárias"!

Murillo Magalhães
Por nada. Fiquei muito feliz por ser convidado!


D.L
Então, para começo de conversa nos diga: você acredita que um livro pode se vender pela capa?

Murillo Magalhães
Com certeza! A capa é o nosso primeiro contato com o livro, se a capa não chamar a nossa atenção, não vamos ler.


D.L
Conte-nos, como foi que você começou com essa história de fazer design/capa para livros? Quem veio antes: o escritor ou o capista?

Murillo Magalhães
Uma questão: as respostas devem ser longas ou curtas? Eu sou escritor, e adoro falar de mim mesmo..(rsrsrs).


D.L
(rsrsrs) Sinta-se à vontade para responder como achar melhor. Queremos conhecê-lo!

 Murillo Magalhães
O escritor veio primeiro. Mas você tem que compreender uma coisa, a fim de me entender: Ninguém nasce escritor! Claro que existem pessoas que nascem com dons, mas nós, seres humanos comuns, não somos assim. Eu comecei a escrever no ano passado, pra tentar fugir de uma fase ruim. A escrita me proporcionou algo melhor que a leitura, veja só, a leitura te leva a viajar por lugares que você nunca viu, conhecer pessoas que nunca conheceu. Mas a escrita te dá o poder de criar as situações, de você poder sofrer com os personagens, de sentir tudo e tomar decisões por eles, e assim como na vida real, uma decisão errada, pode te levar à caminhos desconhecidos.
Agora, o capista surgiu da minha própria necessidade. Eu ia fechar contrato com uma editora, mas nada que o capista deles fazia me agradava. Dai então eu peguei meus conhecimentos básicos em Photoshop e criei a minha própria capa. Depois de um tempo, quando eu comecei a interagir mais nos grupos, vi a necessidade de ajudar a galera que tem livros no Wattpad, mas não sabem fazer capas, e notei que, depois que eu comecei com isso, tem muita gente querendo ajudar.


D.L
Gosto da tua visão sobre "ser escritor" e concordo com ela. E tens razão sobre isto de ter muita gente querendo ajudar com as capas para pessoas do Wattpad, acho isso bem bacana por parte de vocês, que cedem tempo e trabalho para realizar os desejos de outras pessoas para obterem algo de qualidade para ilustrar seus livros, parabéns pela iniciativa. Já agora, você disse que usou seus conhecimentos básicos de Photoshop para iniciar nesse trabalho...Quanto tempo você faz isso? E que programa costuma usar e por quê?

Murillo Magalhães

Não tem muito tempo não, tinha feito algumas no final do ano passado. E desde o começo do ano eu faço sempre três capas por dia. Coloco um post no grupo e os três primeiros comentários ganham a capa. Uso o Photoshop CCS 2015, prefiro usar esse por ser mais fácil de mexer que o Corel, apesar de que também é um programa profissional.


D.L
Entendi. E como é isso de fazer capas para livros que não são os seus? Você disse que os três primeiros à comentarem ganham capas, e a partir daí como é que a coisa funciona? A escolha das imagens é unicamente do/a escritor/a ou fica por conta da tua inspiração? Você lê as obras primeiro e só depois faz a capa, ou lhe dão os detalhes e você trabalha com base no que lhe pedem?

Murillo Magalhães
É uma experiência muito bacana, tipo, participar do sonhos de outras pessoas. Depois que coloco o post, os três primeiros que comentarem, eu adiciono e em seguida converso via chat. Eu faço um breve questionário pra saber o nome da obra, qual nome a pessoa usa como autor/a, se existe ou não alguma imagem que queira usar na capa. Eu não leio os trabalhos desses autores/as, seria humanamente impossível! Mas eu peço um resumo (não a sinopse) e pergunto o que eles gostariam de ver na capa. A maioria não tem a minima ideia desse processo, então eu deixo a minha imaginação rolar, mas tudo o que eu faço eu vou mandando para ele/a, pra ver se está ficando bom ou não.


D.L
Interessante. Parece um trabalho bem minucioso. Já aconteceu de algum autor/a rejeitar seu trabalho completamente? Já houve algum caso de plágio do seu trabalho como designer?

Murillo Magalhães
Eu tive dois casos "ruins". O primeiro, eu simplesmente não consegui fazer a capa do jeito que ele queria. Era um livro que falava sobre o Demônio, e de acordo com o autor, baseado em fatos reais. Pode até parecer loucura, mas tinha um Pentagrama com um bode nele, uma coisa meio bizarra,sabe? E toda vez que eu colocava o pentagrama por sobre uma imagem, eu não conseguia deixar ele certo, a edição ficava ruim, a capa ficava feia. Passei o dia inteiro tentando fazer a maldita capa e não consegui. No fim do dia, eu sentei de novo na frente do PC e coloquei o pentagrama em um fundo completamente negro, e eu achei que a capa ficou boa, mas não era o que o autor queria. Eu fiquei péssimo...
E o segundo caso foi porque eu me senti meio lesado. Eu deixo bem claro no grupo que participo que as capas são para serem utilizadas em publicações no Wattpad, que é uma plataforma pública, e lá não temos problemas com direitos autorais de imagem. Eu fiz a capa para um autor e ele colocou o livro dele à venda na Amazon! Me senti lesado porque, se for pra fazer algo que vai dar lucro pra alguém, por que é que eu tenho que perder dinheiro? Entende meu raciocínio?


D.L
Nossa, essa história do livro do Demônio foi mesmo bizarra, Credo! Talvez não fosse mesmo pra ser você a fazê-la, pensemos assim! E quanto a ser lesado pelo outro autor, eu te entendo bem! É horrível nos sentirmos passados pra trás, não é? Falando sobre isso, você só faz essas capas gratuitas para o Wattpad e/ou outras plataformas públicas, ou também cobra para aqueles que querem vender seus livros?

Murillo Magalhães
Eu fiz uma só para a Amazon, que foi pra uma amiga, e não cobrei. Eu gosto de fazer essas para Wattpad para ajudar as pessoas, mas se fosse fazer para outra plataforma, eu cobraria sim, por que a dor de cabeça é um pouco maior.


D.L
Imagino que seja mesmo, ao final é uma responsabilidade muito grande dar "cara" para um livro! Como já falamos antes, tem aí um grupo, que vem crescendo, de capistas/designer, alguns congregados nos mesmos grupos das redes sociais, como é a sua relação com eles? Trocam figurinhas sobre os trabalhos realizados? Dão dicas sobre programas e essas coisas?

Murillo Magalhães
Eu não conheço muitas pessoas que fazem isso, mas as poucas que eu conheço, sempre me ajudam com dicas e essas coisas, e eu sempre ajudo de volta. Tem uma garota, que me adicionou esses dias atrás, ela tem uma mão muito boa pra Photoshop, mas pouca criatividade sobre como dispor imagens e/ou letras, e estou adorando poder ajudá-la.


D.L
Que legal! Temos aí a "Irmandade dos Capistas" (rsrsrs). E o que você diria pra essa galera que está começando com esse trabalho? Que dicas e conhecimentos você poderia partilhar com eles/as?

Murillo Magalhães
Eu também estou começando e, Graças a Deus, estou tendo um retorno bem positivo, tanto nos meus trabalhos como capista, quanto com o meu livro, que está em 79° na categoria de Fantasia no Wattpad. Pra quem quer começar, eu diria pra não ser ganancioso, às vezes ajudar as pessoas pode ser melhor do que ganhar dinheiro.


E aí, gostaram? Eu confesso que adorei ter entrevistado o Murillo, ele é extremamente gentil e educado, bem humorado, e mesmo gripado participou de boa, respondendo à todos os questionamentos.
Ele é bem meticuloso com o seu trabalho, seja como capista seja como escritor, aliás logo, logo traremos a resenha do livro dele, que se chama “Os Legados do Sol e da Lua: Sonhos Marcados”. Deixo aqui uma pequena amostra do trabalho dele como capista, e vocês poderão avaliar se são ou não excelentes!



Se quiserem conhecer mais do trabalho do Murillo Magalhães, ou tem interesse de ter uma capa feita por ele, procurem-no, tenho certeza que não irão se arrepender.
Obrigada à todos e todas e até a próxima “Descoberta Literária”.

6 comentários:

  1. Ola, essa história da Amazon é bem complicada mesmo, eu já estudei e trabalhei em alguns projetos na área de design e sei como deve ser decepcionante se dedicar para algo e ver alguém passar a perna em você :/
    O Murillo pareceu ser bem simpático mesmo, e as capas mostradas no final do post são bem legais mesmo, ele está de parabéns.
    Ótimo post
    xoxo

    planeta94.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei muito a entrevista.
    Vejo muita a interação do Murilo nos grupos e acho fantástico.
    Lembro quando era eu ajudando com as minhas capinhas, lá em 2009/11.
    Muito sucesso no seu trabalho, Murilo, tanto como capista qto como autor!
    E parabéns pela entrevista, meninas, ficou explêndida ♥

    ResponderExcluir
  3. Parabéns mais uma vez pelo projeto! E parabéns pela entrevista, uma ótima forma de tornar conhecido, profissionais tão qualificados como o Murilo.
    Sucesso para ambos!

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista! Sou suspeita para falar, já que acompanhei tudo desde o início. Mas foi sem dúvida um início com chave de ouro. Parabéns aos dois e muito sucesso Murillo!

    ResponderExcluir
  5. Ooooi, Key! Nossa, esta categoria (projeto) aqui no blog com certeza é uma oportunidade incrível para quem é independente e tá querendo uma certa divulgação do seu trabalho. Parabéns pela iniciativa de vocês, que estão sendo uns amores!
    Eu costumo fazer minhas próprias edições agora, apesar de que antigamente recorria para estes blogs de designers que fazem de graça e arrasam. Eu achei esta entrevista fantástica, principalmente esta parte, no qual marcou (para mim) toda esta entrevista: "às vezes ajudar as pessoas pode ser melhor do que ganhar dinheiro." E como! Quando a gente deixa de lado a questão de "tudo por dinheiro", a gente vive mais feliz e pode fazer outras pessoas felizes, até com uma simples coisa. Fico bem chocada com gente que cobra absurdo para algo tão pouco como certas coisas que encontramos no mundo literário, como revisar uns capítulos ou betar. Eu me lembro da época em que trabalhava num blog onde eu vetava capítulos de fanfics, e sem cobrar nada, claro!
    Bom, parabéns mesmo pela iniciativa! Beeeijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Betar*
      E eu esqueci de comentar sobre as capas que ele faz! São lindas mesmo, tá de parabéns :D

      Excluir